Representação na CCEE

Atuamos como representante de geradores e consumidores livres junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o que inclui serviços de adesão e modelagem de ativos, acompanhamento da liquidação financeira, registro e validação de contratos no CliqCCEE.

Assessoria de consumo

Prestamos serviços de pós-venda fazendo a gestão permanente do consumo de energia dos nossos clientes, realizando estudos de mercado e buscando novas oportunidades e formas de alocação de energia.

Estruturação de Leilões

Os leilões eletrônicos têm se mostrado um importante meio de negociação de contratos de energia e, pensando nisso, a Electra dispõe de uma plataforma, customizável e elaborada para oferecer a opção mais adequada do mercado para consumidores e geradores.

Trading

A Electra opera com ampla inteligência de mercado, contando com as melhores ferramentas disponíveis para avaliar o comportamento dos preços de energia. Essa condição assegura operações consistentes no mercado de trading, ambiente dinâmico em constante expansão que oferece oportunidade de excelentes negócios.

Consultoria em contratação

Mediante estudos permanentes das condições de preços e disponibilidade de energia no mercado, temos plena capacidade para orientar nossos clientes e parceiros na escolha da melhor forma, momento adequado e condições favoráveis para a contratação de energia, proporcionando bons resultados para suas operações.

Treinamentos Personalizados

Proporcionamos uma imersão nas regras e procedimentos de comercialização, dinâmica e formação de preços, operacionalização no ACL e todo o processo de contabilização e liquidação financeira na CCEE. O Treinamento é uma oportunidade que o cliente tem de conhecer a Electra e sua rotina, acompanhando de perto a cultura de excelência que buscamos em nossos serviços.

Quem somos

O Grupo Electra atua no Mercado Livre de Energia Elétrica como comercializadora e prestadora de serviços, realizando a migração de consumidores potencialmente livres e fornecendo a seus clientes serviços diferenciados de assessoria, que proporcionam economia e maior produtividade nos contratos de compra e venda de energia.

Diferenciais

Clientes SatisfeitosAtendimento PersonalizadoInvestimentos em GeraçãoSolidez e ConfiabilidadeSoluções IntegradasInteligência de Mercado

O que é o mercado livre?

É o ambiente comercial no qual consumidores podem escolher seu fornecedor de energia, negociando livremente preço, prazo, quantidade, serviços de representação, dentre outros. Ao participar do mercado livre, o consumidor passa a ser atendido de forma individualizada, de acordo com suas características de consumo, ajustando seu contrato de fornecimento às suas necessidades de energia elétrica, o que lhe proporciona oportunidades de economia.

No Brasil, existem dois ambientes de comercialização de energia:

Mercado Cativo ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

O mercado cativo é o ambiente tradicionalmente conhecido no país e que atende consumidores de todas as classes, desde os residenciais até os industriais. Todo o processo de compra de energia deve respeitar a regulação e ocorre a partir da contratação de fornecimento pela concessionária ou permissionária local, que está autorizada a prestar os serviços de distribuição de energia elétrica. Neste ambiente, a tarifa cobrada dos consumidores é estipulada pela ANEEL, o que impede a unidade consumidora de negociar melhores preços e outros elementos importantes no contrato.

Mercado Livre ou Ambiente de Contratação Livre (ACL)

O mercado livre é um ambiente de comercialização criado no Brasil há cerca de 20 anos com o objetivo de estimular a competitividade entre os vendedores, promovendo a livre concorrência e, consequentemente, reduzindo os preços de energia elétrica para os grandes consumidores. O consumidor livre permanece conectado à distribuidora local por meio de um Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD). No entanto, o fornecedor da energia para atendimento ao seu consumo é selecionado entre diversos agentes vendedores, desde comercializadores até geradores. O direito de escolha possibilita ao consumidor traçar estratégias, exercer maior flexibilidade de negociação de preços, buscar melhor adequação de montantes para seu perfil energético, além de poder optar, de acordo com suas características, por energia convencional e/ou incentivada.

Segundo levantamento da Abraceel, de 2003 a 2017 esses benefícios proporcionaram aos clientes do mercado livre uma economia média de 23% em relação ao que estariam pagando se fossem consumidores cativos. Essa economia representa um custo evitado de 118 bilhões de reais nas contas de luz.

Quem pode participar

Atendimento de consumidores residenciais e industriais. A compra de energia ocorre através da concessionária ou permissionária local que está autorizada a prestar os serviços de distribuição de energia elétrica com melhores preços e serviços.

Demanda Contratada entre 500kW
e 3.000 kW ou unidades somadas
atinjam 500 kW
Energia de fonte
incentivada

- Biomassa
- Eólica
- PCH
- Solar
Demanda Contratada maior
ou igual a 3.000 kW
Conectado após 08/07/1995
Qualquer fonte de energia
Ligado antes de 08/07/1995
tensão < 69kV
Energia de fonte incentivada
tensão ≥ 69kV
Qualquer fonte de energia