MERCADO LIVRE

Dois ambientes de comercialização de energia elétrica.

MERCADO CATIVO
OU AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO REGULADA (ACR)

O mercado cativo é o modelo tradicionalmente conhecido no país e que atende consumidores residenciais e industriais. A compra de energia ocorre através da concessionária ou permissionária local que está autorizada a prestar os serviços de distribuição de energia elétrica.
Neste ambiente, a tarifa cobrada dos consumidores segue as resoluções publicadas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o que engessa o processo de compra e inflexibiliza a unidade consumidora de negociar melhores preços.

O mercado livre é um modelo de comercialização presente no Brasil há aproximadamente 20 anos que foi criado com o intuito de gerar competitividade entre os vendedores, promovendo a livre concorrência e, consequentemente, reduzir os custos de energia elétrica para o grandes consumidores.
O consumidor livre continua conectado à distribuidora local mas a fonte da energia para seu consumo é escolhido entre um agente comercializador ou diretamente com os geradores o que possibilita flexibilidade de negociação de preços, adequação de montantes para seu perfil energético e recebimento de desconto de até 100% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), encargo legal que incide sobre os consumidores tanto no Mercado Cativo como no Mercado Livre.

MERCADO LIVRE
OU AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE (ACL)

REQUISITOS

Consumidores, divididos em duas categorias, que atendam o perfil energético abaixo:
Fale Conosco

Use o formulário abaixo e entre em contato com a Electra.

Start typing and press Enter to search