Mercado livre de energia ganhou 655 novos agentes consumidores em 2022, aponta CCEE

Aneel agenda leilão para contratação de energia nova
16 de septiembre de 2022
Abertura de mercado deve ser suportada por regulações, diz Feitosa
14 de octubre de 2022
Mostrar todo

O mercado livre de energia atingiu a marca dos 10.585 agentes consumidores em agosto, registrando crescimento de 6,6% na comparação com dezembro de 2021, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O segmento permite negociar contratos diretamente com fornecedores do insumo e já corresponde por mais de 35% do consumo total de eletricidade do país. 

Na avaliação da CCEE, a expansão está atrelada a três grandes fatores: maior viabilidade financeira, previsibilidade orçamentária, com contratação sob demanda, e a possibilidade de opção por um fornecimento de fontes renováveis.

A categoria Livre, que agrupa quem tem carga maior do que 1 megawatt e que pode negociar energia gerada por qualquer tipo de fonte, cresceu 14,7% no ano. Já a faixa especial, formada por aqueles com demanda contratada entre 500 quilowatts e 1 megawatt e que têm o direito de adquirir energia de fontes incentivadas, como eólica, solar, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas, avançou 5,5%.

Como cada agente pode representar diversas cargas, a Câmara também faz o levantamento do total de Unidades Consumidoras no mercado. Ao final de agosto, o ambiente livre contava com 29.390 UCs, uma alta de quase 10% em relação às 26.724 registradas em dezembro de 2021.

Nos últimos meses, o Ministério de Minas e Energia – MME realizou uma Consulta Pública para tratar da abertura do mercado livre para todos os consumidores que são atendidos em alta tensão. A proposta da entidade, que prevê a liberalização para essa faixa a partir de 2024, contou com a colaboração técnica da CCEE, para que o processo ocorra de forma contínua, sustentável e previsível. 

Fonte: CCEE

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

× Quer economizar?
//]]>