Todo dia é dia da energia

Adições globais de capacidade renovável devem superar 440 GW em 2023
7 de junio de 2023
Mercado de Curto Prazo do setor elétrico movimentou R$ 609 milhões em abril de 2023
23 de junio de 2023
Mostrar todo

Hoje o planeta comemora o dia mundial da energia dividido entre a importância da segurança energética para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população, e as preocupações crescentes com a crise climática.

Felizmente esse dilema praticamente não se aplica ao setor elétrico brasileiro, historicamente marcado por uma matriz com predomínio de fontes renováveis. Melhor ainda que essa predominância tem tudo para se acentuar nos próximos anos, com perspectivas favoráveis em áreas de ponta como a eólica offshore e a produção de hidrogênio verde, além do forte crescimento dos projetos de aproveitamento do sol e do vento.

Ou seja, enquanto a maior parte dos países enfrenta a transição energética com custos elevados e preocupações com a segurança energética, por aqui o setor elétrico já sai na frente e com condições de contribuir para a aceleração no processo em termos globais.

O desenvolvimento do mercado livre ao longo dos últimos 27 anos tem acentuado esse processo, com a possibilidade de livre escolha, por parte dos consumidores livres, da fonte que está por trás da energia que movimenta do maquinário de indústrias ao ar-condicionado dos escritórios.

Melhor ainda é que, em paralelo à expansão da geração de energia a partir de fontes limpas, esse mercado também está crescendo: a partir de 2024, todos os consumidores conectados em alta tensão poderão contratar energia livremente, com a possibilidade inclusive de escolha da fonte que alimentará suas operações. Serão mais de 106 mil unidade consumidoras aptas a escolher o seu fornecedor de energia. E tudo indica que, em pouco tempo, até mesmo nós, consumidores residenciais, poderemos escolher de quem comprar energia e fortalecer esse movimento em favor de uma matriz cada vez mais limpa.

A data de hoje nos dá grande satisfação por marcar os avanços que o setor de energia está conseguindo colocar em prática no mundo todo. Mas ficamos ainda mais satisfeitos por constatar os benefícios que a evolução do setor elétrico brasileiro tem proporcionado à nossa sociedade com energia limpa e competitiva: por aqui, todo dia é dia da energia.

Angela Saraiva é vice-presidente de Comercialização da Electra Energy.

Fonte: Canal Energia

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

× Quer economizar?
//]]>