Grupo Electra cada vez mais perto do consumidor de baixa tensão

Mostrar todo

O negócio celebrado terá duas etapas. No primeiro momento, a Electra irá fazer um aporte diretamente na Enliv, adquirindo 80% de participação da empresa e tornando-se acionista controlador. Esse aporte tem como objetivo investir em tecnologia e marketing. Na segunda etapa, que ocorrerá após um período de cinco anos, a Electra irá adquirir os 20% restantes de participação dos acionistas fundadores, tornando-se única acionista.

O total da operação vai depender da avaliação da startup daqui a cinco anos, tendo um piso estipulado no acordo. O valor não será divulgado para o mercado.

A entrada no segmento de energia de baixa tensão por meio de operações na área de geração distribuída é algo que vem sendo estudado pela Electra há muito tempo. Em 2023, a empresa iniciou tratativas para ter uma melhor compreensão desse mercado. Em 2024, as negociações com a Enliv se intensificaram. A startup se destaca pela sua plataforma simples e robusta, e por seu modelo de contratação de energia limpa simplificado para o cliente final.

A Electra busca oferecer energia renovável para todos os brasileiros, dos lares às empresas, independente do porte do cliente, seja ele conectado em alta, média ou baixa tensão.

Visto que a abertura do mercado é iminente, a empresa, que já é referência nos nichos de alta e média tensão, quer estar junto aos clientes ligados em baixa tensão desde já, explorando o mercado de geração distribuída estimado em R$ 70 bilhões anuais e 20 milhões de clientes.

A Enliv foi fundada no início de 2023 pelos sócios Fábio Murilo Costa Machado, Roberto Navarro Souza e Luiz Fernando Ortega, todos com cerca de 15 anos de experiência no setor elétrico. A startup explora o mercado de energia de baixa tensão, conectando geradores de fontes renováveis com clientes.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/parana-sa/grupo-electra-negocia-aquisicao-da-enliv-para-explorar-mercado-de-energia-de-baixa-tensao/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Atualmente, a Enliv está presente nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Santa Catarina, com mais de 800 clientes, um volume de 1,2 milhões de kWh transacionados em dezembro de 2024 e um faturamento superior a R$ 5 milhões em ano passado.

Fonte: Gazeta do Povo

Comments are closed.

×
//]]>
Leilões de 2025 viabilizam expansão das hidrelétricas, mas setor vê espaço para mais oportunidades
24/20/25
Demanda instantânea de energia no SIN atinge novo recorde de 102.924 MW
72/02/5