Brasil cria Secretaria de Mobilidade Elétrica e acelera eletrificação

Setembro registra expansão de 1,4 GW na matriz elétrica somente com fontes renováveis
10 de octubre de 2025
Em consulta pública, Abraceel propõe aprimoramentos para os indicadores de performance do ONS
24 de octubre de 2025
Mostrar todo

Enfim, o governo federal deu um passo estratégico para acelerar e estruturar a mobilidade elétrica ao anunciar a criação da Secretaria de Mobilidade Elétrica, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo é consolidar políticas públicas que promovam a eletrificação de veículos no país e melhorar o diálogo entre governo e indústria.

A informação foi destacada por Ricardo Bastos, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), durante o Seminário Brasil Eletrificação e Descarbonização, promovido pela AutoData. Bastos afirmou que a estrutura da nova secretaria já está formalmente publicada e que agora aguarda a nomeação do titular para iniciar suas atividades.

“A ABVE terá papel ativo, oferecendo subsídios técnicos para avançarmos com políticas de eletromobilidade de forma estruturada”, disse Bastos.

A criação da secretaria atende a uma demanda antiga do setor e vem em um momento de expansão acelerada da eletrificação no Brasil. A expectativa da ABVE é que o segmento cresça 20% em 2025, com cerca de 220 mil veículos híbridos e elétricos vendidos. Desde 2012, já foram comercializados aproximadamente 600 mil veículos eletrificados, mais da metade plug-in.

A iniciativa também reforça a importância da produção local frente à chegada de montadoras chinesas e ao alto imposto de importação (35%) sobre veículos completos. Bastos destacou a relevância da fabricação nacional, citando as recentes inaugurações das fábricas da BYD na Bahia e da GWM em São Paulo, que permitem atender à demanda interna e à expansão regional.

Outro ponto crítico que avança é a infraestrutura de recarga. Recentemente, o Confea publicou diretrizes técnicas para instalação de carregadores elétricos, trazendo mais segurança para usuários e instaladores. Bastos lembrou que a regulamentação é essencial para evitar problemas como curtos-circuitos e acidentes por instalações improvisadas.

A ABVE também planeja utilizar a experiência da expansão elétrica para frotas públicas, como ônibus, explorando energia solar e eólica, principalmente no Nordeste. A eletrificação, antes concentrada nos grandes centros, começa a se espalhar pelo Interior, com Brasília se destacando no consumo proporcional, impulsionada por incentivos fiscais como a isenção de IPVA.

A nova secretaria representa um marco para a mobilidade elétrica no Brasil, abrindo caminho para políticas mais coordenadas, segurança nas instalações de recarga e maior participação da indústria nacional na revolução elétrica.

Fonte: Inside EVS

Comments are closed.

×
//]]>