CCEE conclui com sucesso primeiras migrações ao mercado livre com modelo simplificado para o varejo

Aos 30 anos, mercado livre de energia cresce e pode enfim ser acessível a todos os consumidores
18 de julio de 2025
ONS prevê desaceleração da carga no SIN e no Sudeste/Centro-Oeste
18 de julio de 2025
Mostrar todo

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE concluiu com êxito os dois primeiros processos de migração de consumidores pelo novo modelo simplificado para o varejo. A solução, que utiliza tecnologias de APIs (Application Programming Interface) para facilitar e agilizar a entrada no mercado livre de energia, já demonstrou sua eficácia ao permitir que as empresas, localizadas no Acre e em São Paulo, concluíssem todas as etapas necessárias de forma prática, automatizada e segura.

Ambos os clientes estarão oficialmente integrados ao ambiente livre a partir de 1º de janeiro de 2026, marcando um avanço importante para o futuro do setor e reafirmando o compromisso da CCEE com a modernização do ambiente de negócios. O sucesso das primeiras migrações é um marco para o modelo, lançado no dia primeiro de julho de 2025 e desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e seus agentes associados.

A Câmara protagonizou o desenho e a implementação da solução, que reúne tecnologia, inteligência regulatória e foco na experiência dos usuários. Com a iniciativa, a organização está pronta para viabilizar a abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores do país, inclusive os residenciais. A expectativa é de que, com o modelo simplificado, o processo de migração para o varejo se torne ainda mais acessível, contribuindo para o crescimento sustentável do segmento.

Para saber mais, acesse:

Migração simplificada ao mercado livre de energia, proposta pela CCEE, começa a valer neste 1º de julho

Fonte: CCEE

Comments are closed.

×
//]]>