Comissão de Infraestrutura do Senado aprova indicados para diretoria da Aneel

Uso de energia renovável nas residências brasileiras foi de 71,8% em 2024
15 de agosto de 2025
Nos primeiros meses de operação, modelo simplificado já impulsionou 234 migrações de consumidores
29 de agosto de 2025
Mostrar todo

Após sabatinas realizadas na terça-feira (19/8), a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou as indicações de Gentil Nogueira e Willamy Frota para assumir o cargo de diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No mesmo dia, as indicações foram submetidas ao plenário do Senado e aprovadas.

As sabatinas foram conduzidas pelo senador Marcos Rogério (PL/RO), presidente da Comissão. Participaram os senadores Otto Alencar (PSD/BA), Jaime Campos ( União Brasil/ MT), Eduardo Gomes (PL/TO), Angelo Coronel(PSD/BA), Laércio Oliveira (PP/SE), Espiridião Amin ( PP/SC), Chico Rodrigues (PSB/RR) e Fernando Farias (MDB/AL) e o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ).

Willamy Frota é Engenheiro Eletricista com experiência no setor elétrico. Foi presidente da Amazonas Energia, distribuidora de energia do Estado, e diretor da Eletronorte. Ele também atuou como chefe de gabinete no Ministério de Minas e Energia (MME). Frota entra na vaga do ex-diretor Hélvio Guerra, cujo mandato teve término em maio de 2024.

Gentil Nogueira é o atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME). Engenheiro mecânico com ênfase em produção, ele possui especialização em direito regulatório da energia e análise de impacto regulatório. Nogueira teve passagem anterior pela própria ANEEL onde foi superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração. Vai ocupar a vaga do diretor Ricardo Tilli, que deixou o cargo em 24 de maio último.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa e os diretores da Agência Fernando Mosna, e Daniel Danna e Ivo Nazareno, além de lideranças e autoridades do setor elétrico , estiveram presentes na Comissão de Infraestrutura, acompanhando as sabatinas dos novos diretores.

Também participaram da sessão os ex-diretores da ANEEL, José Mário Abdo, André Pepitone e Hélvio Guerra.

Fonte: gov.br

Comments are closed.

×
//]]>