Em consulta pública, Abraceel propõe aprimoramentos para os indicadores de performance do ONS

Brasil cria Secretaria de Mobilidade Elétrica e acelera eletrificação
24 de octubre de 2025
A última milha para triplicar renováveis
24 de octubre de 2025
Mostrar todo

A Abraceel enviou à Aneel contribuição à Consulta Pública 29/2025, com propostas para aperfeiçoar os indicadores e metas de performance organizacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As sugestões reforçam a importância da transparência, da previsibilidade e do foco em aspectos que influenciam diretamente a formação de preços e a eficiência da operação.

Entre as principais propostas, a Associação recomenda priorizar, no IGPO (Indicador Global da Performance Organizacional), os indicadores que têm impacto direto sobre os preços de energia, além de manter a obrigação de o ONS divulgar as fichas descritivas, resultados mensais e bases de dados que garantam reprodutibilidade e acompanhamento pelos agentes.

A Abraceel também propõe dois novos indicadores de previsão de carga, com horizontes distintos: o IPCq (quadrimestral), voltado à qualidade das previsões utilizadas nos estudos de médio prazo do Newave; e o IPCd (diário, semi-horário), que mediria a precisão das previsões empregadas na Programação Diária da Operação (Dessem), com maior peso para os horários de pico. A Associação ainda sugere reavaliar o limite de 2% de desvio aceitável no indicador atual, com base em benchmarking internacional para adequar as metas à realidade brasileira.

Outra proposta relevante é a criação de um indicador de desempenho do despacho termelétrico, que compararia o despacho calculado e o programado pelo ONS, estimulando o aprimoramento dos modelos de otimização e aproximando planejamento e operação. Também foi sugerido um indicador ex-post, que mediria o impacto das diferenças de previsão de carga nos preços, usando dados verificados após a operação.

No eixo de governança e relacionamento, a Abraceel defende a inclusão de um indicador de satisfação dos agentes, a partir da Pesquisa de Imagem já conduzida pelo ONS, e a criação do Indicador de Atendimento a Chamados do SINTEGRE (IACS), que monitoraria o cumprimento de prazos de resposta aos agentes, com metas crescentes.

Fonte: Abraceel

Comments are closed.

×
//]]>