O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou ontem, dia 15 de outubro, virtualmente o processo competitivo para contratação de Resposta da Demanda – produto Disponibilidade. O mecanismo foi avaliado como um sucesso, obtendo um deságio máximo de 14%, ou seja, o menor preço negociado ficou 14% abaixo do preço-teto definido.
Nos próximos dias, após a assinaturas dos contratos, o volume negociado será divulgado. As próximas etapas são as empresas vencedoras formalizarem contratos com vigência de três meses, de novembro a janeiro, e receberem uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir sua demanda de energia elétrica quatro vezes por mês, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.
A Resposta da Demanda é um recurso que traz benefícios para o consumidor e aumenta a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN), refletindo na redução do custo da energia, já que evita a geração de usinas termelétricas. Além disso, o recurso traz flexibilidade para a operação e contribui para aumentar a segurança de suprimento e a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro. O mecanismo é também uma ferramenta adicional para o Operador fazer frente aos desafios da transição energética.
Além do processo competitivo realizado hoje, já estão previstas novas edições em 2025 e 2026. O mecanismo está previsto no Sandbox Regulatório de Resposta da Demanda, com duração até 2026, que foi previsto pela REN ANEEL nº 1040/2022 e autorizado pela REA ANEEL nº 12.600/2022. O produto Disponibilidade vem complementar o programa estrutural de curto prazo de Resposta da Demanda, que segue válido.
Clique aqui e confira informações na íntegra sobre o processo de contratação e uso de Resposta da Demanda.
Fonte: ONS