ONS e Abrace se reúnem e avaliam estimular projetos de resposta da demanda

Estudo da CCEE revela 70 mil unidades consumidoras que já poderiam migrar ao mercado livre
12 de noviembre de 2021
Vinci Partners announces partnership for a new strategy in the renewable energy sector
26 de noviembre de 2021
Mostrar todo

Representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE) se reuniram nesta quarta-feira, 17 de novembro, para elaborarem em conjunto estratégias de aperfeiçoamento do setor elétrico. Na pauta estavam temas como o Programa de Redução Voluntária da Demanda (RVD), os custos de operação do sistema e possíveis oportunidades de aprimoramento.

Durante a reunião, as instituições acordaram que irão buscar caminhos técnicos adicionais para estimular a resposta da demanda, levando propostas para a governança do setor elétrico, além de trabalharem juntas para aperfeiçoarem o atual modelo de oferta e demanda. “O programa de RVD tinha um objetivo e era voltado para atender a demanda de ponta do sistema em um cenário de escassez hídrica, por um período pré-determinado, e com regras definidas por Portaria do MME. O que vamos tentar buscar agora é estimular projetos de resposta da demanda de uma forma contínua, otimizando ainda mais a operação do sistema”, afirmou o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.
Segundo Paulo Pedrosa, presidente-executivo da ABRACE, a indústria se empenhou e fez adaptações importantes para atender ao programa de RVD e agora gostaria de poder participar de uma forma continuada e estruturada. “A ideia é adotarmos estratégias convergentes de atuação”, declarou.
Outro ponto abordado na reunião diz respeito aos mecanismos de formação de preço. Para a ABRACE, é preciso aperfeiçoar os modelos de formação de preços atualmente adotados e que acabam refletindo no valor final da energia. O ONS reconheceu que é preciso aprimorar essas ferramentas do setor e que a discussão precisa ser aberta a todos os agentes, de forma estruturada e positiva.

Fonte: ONS

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

//]]>