A venda de veículos leves eletrificados no primeiro quadrimestre de 2025 foi 6,6% maior do que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Até abril deste ano, foram 54,6 mil vendas ante 51,2 mil no mesmo período de 2024. Já em relação a 2023, quando foram vendidas 19,5 mil unidades, o crescimento é de 180%.
Segundo a organização, o mercado brasileiro tem sido impulsionado pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.
“Chegamos a um ponto da evolução da eletromobilidade no Brasil em que o consumidor já pode escolher qual a tecnologia mais adequada ao seu perfil de usuário, em vez de se adaptar às poucas tecnologias existentes antes”, comenta, em nota, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
Desde 2023, veículos híbridos plug-in (PHEV), que combinam um motor à combustão interna com um motor elétrico e podem ser recarregados por rede elétrica externa, lideram as vendas anuais de eletrificados no país. No primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27,4 mil) do total de veículos elétricos vendidos. No mesmo período de 2024, foram 14,3 mil, ou seja, houve um crescimento de 91%.
De acordo com a ABVE, a preferência dos consumidores por essa tecnologia é devido à combinação da eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão, que garante autonomia frente à infraestrutura de recarga limitada no país.
Segundo Bastos, outro fator que impulsionou as compras foi a possibilidade de o consumidor escolher a tecnologia que melhor se adapta ao seu estilo de vida, utilizando o modo elétrico para viagens curtas e o híbrido em viagens mais longas.
“Essa tendência, que está ficando cada vez mais clara, comprova que o PHEV é um veículo mais eficiente do que um híbrido não plug-in (HEV) ou um modelo flex convencional”, analisa.
Já na comparação mês a mês, as vendas de veículos leves eletrificados caíram 2,9% em relação a abril do ano passado.
A associação explica que a queda está relacionada a fatores como a maior quantidade de feriados prolongados em abril deste ano e a mudança da metodologia da ABVE em janeiro, que deixou de contabilizar veículos micro-híbridos (MHEV), que combinam motor a combustão com um pequeno sistema elétrico de apoio, entre os eletrificados.
Fonte: eixos
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.