O mercado livre de energia passou tornou-se responsável por 38% da energia consumida no País, alcançando os 24.945 megawatts médios. O volume representa um aumento de 10,8% na comparação dos últimos 12 meses. Os dados são da edição mais recente do Boletim da Energia Livre publicado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) nesta terça-feira.
De acordo com o levantamento, 2.197 unidades consumidoras migraram para o mercado livre no primeiro semestre, totalizando agora 28.926, o que representa 0,03% dos consumidores de energia.
O aumento do número de unidades representa uma alta de 19% em um ano. Do total de consumidores no Ambiente de Contratação Livre (ACL), 15% migraram nos últimos 12 meses (4.533).
Preços
A energia para os consumidores no mercado livre foi 40% menor que a fornecida pelas distribuidoras, considerando a tarifa média (R$ 280 por megawatt-hora) e o preço de longo prazo do mercado livre (R$ 169 por megawatt-hora).
O valor se refere somente à energia, sem considerar custos de transmissão, distribuição, encargos e impostos. No levantamento da Abraceel, a tarifa de energia inclui a bandeira tarifária vigente, enquanto no mercado livre considera o ESS (encargos de serviços ao sistema) e a energia de reserva.
Fontes
O boletim aponta ainda que 68% da energia gerada por usinas a biomassa foram absorvidos pelo mercado livre, seguido de 61% de Pequena Central Hidrelétrica (PCH), 47% de eólicas e 40% de solares centralizadas.
A quantidade de comercializadores de energia chegou a 472. Nos últimos 12 meses, 44 novas empresas surgiram no segmento, média de quase 4 por mês.
Fonte: Broadcast
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.