Com a implementação do preço horário a partir deste ano o mercado ficou mais dinâmico, com valores que variam ao longo do dia e que podem trazer ganhos ou perdas financeiras conforme a contratação de energia dos agentes, ampliando as oportunidades e os riscos, o que exige mais atenção no gerenciamento. Para auxiliar essa parte, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou um simulador para avaliar o impacto do PLD Horário por ramo de atividade no mercado livre.
A ferramenta está disponível no portal da CCEE e possibilita que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo. Por último, é possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da flexibilidade contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo.
Para desenvolver a aplicação, a entidade utilizou dados públicos divulgados em relatórios da instituição, sendo possível analisar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados.
“Nosso objetivo é ampliar a simetria de informação e ajudar o mercado na compreensão dos impactos do preço horário”, salienta Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE.
Como o simulador considera o consumo e o preço de períodos anteriores, a Câmara de Comercialização alerta que os agentes devem procurar outros dados para realizar análises que visam tomadas de decisão, sendo de responsabilidade dos agentes a definição de estratégias de contratação e a ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.
Fonte: Canal Energia
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.