Conforme estabelecido na Resolução Normativa ANEEL Nº 1.072/23 e seu Anexo - Manual de Monitoramento Prudencial, os agentes deverão calcular, via plataforma disponibilizada pela CCEE, um fator de alavancagem (medida para ajudar o mercado a avaliar a capacidade financeira das empresas em arcar com os riscos assumidos na comercialização de energia).
O objetivo do Monitoramento da CCEE é proporcionar uma maior segurança nas operações do mercado de energia, avaliando o nível de alavancagem dos agentes. O Fator de Alavancagem (FA) é elemento crucial para a avaliação da exposição ao risco de cada agente em relação ao seu patrimônio líquido ajustado. Isso proporcionará uma compreensão abrangente dos níveis de exposição de comercializadores, geradores e consumidores.
Um índice do FA positivo indica que, quanto mais próximo de zero, melhor, o que aponta que o agente tem robustez financeira para atuar no mercado de energia. Os FAs calculados para as empresas do Grupo Electra ratificam o nosso compromisso com uma operação sólida e prudente, centrada na gestão de riscos e na sustentabilidade dos negócios.
Abaixo divulgamos o Fator de Alavancagem das comercializadoras do Grupo Electra:





