Grupo Electra e Grupo Comporte anunciam implantação de projeto de autoprodução de energia

Atenta à abertura do mercado, Electra amplia oferta de soluções de energia renovável competitiva
9 de maio de 2025
Mostrar tudo

O Grupo Electra e o Grupo Comporte, de transporte ferroviário e rodoviário, firmaram um acordo para a implantação de um projeto de autoprodução de energia renovável. Trata-se de um parque eólico com capacidade instalada de 122 MW. O pedido foi protocolado na semana passada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

A energia gerada será destinada, a partir de 2027, ao abastecimento das linhas de metrô de Belo Horizonte e trens de São Paulo cujas concessões estão sob a responsabilidade do grupo de transportes, que, quando estiverem completamente operacionais, utilizarão aproximadamente 52 MW médios.

Com isso, essas operações serão alimentadas por fonte de energia 100% renovável, reforçando o compromisso dos dois grupos com a sustentabilidade e a descarbonização dos setores de energia e transportes.

Para Claudio Fabiano Alves, presidente do Grupo Electra, o acordo representa um passo importante em direção ao futuro. “Essa parceria marca o início de uma fase importante de conexão entre energia e movimento, além de consolidar a atuação do grupo no desenvolvimento de projetos de autoprodução”, afirma.

Henrique Constantino, presidente do Grupo Comporte, também destaca a relevância do projeto. “Este é um passo importante que coloca o Grupo Comporte, de forma definitiva, nos trilhos da energia renovável no Brasil”, diz.

O grupo é uma holding brasileira com foco em transporte rodoviário e ferroviário. A empresa é conhecida por ser uma das maiores operadoras de ônibus do país, além de deter as concessões do metrô de Belo Horizonte, do trem que interligará São Paulo e Campinas e de linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em São Paulo. 

Os comentários estão encerrados.

×
//]]>