Com quase duas horas de duração, o Leilão de Energia Nova A-5 terminou com a contratação de 151 MW médios. O preço médio do certame foi de R$ 238,37/MWh e o deságio de 17,48%. Os contratos fechados acrescentam potência injetada de 209,4 MW. Foram transacionados 25,1 milhões de MWh. Os projetos que negociaram energia somam 860,8 MW que somam 375 MW médios de garantia física.
Das fontes colocadas em disputa, a maior queda no preço foi na hídrica, partindo de R$ 320/MWh para R$ 172,96/MWh com apenas um projeto, a UHE São Roque. A biomassa bateu o preço de R$ 271,26/MWh e foi a fonte que mais contratou, totalizando 531 lotes, cerca de um terço do total negociado.
Já a eólica teve 11 projetos que viabilizados com com o valor de R$ 160,36/MWh e 278 lotes contratados. Já a solar teve 20 projetos e 303 lotes, perfazendo 30,3 MW médios, a maior parte desses empreendimentos, 16 no total, localizados no estado de São Paulo e os outros quatro na região Nordeste, dois no Piauí e dois no Ceará.
Já as térmicas que utilizem como combustíveis resíduos sólidos foi a estreante no leilão e também uma das que mais surpreendeu. A fonte partiu de um preço inicial de R$ 639 /MWh e com diversos lances chegaram ao preço atual de R$ 549,35/MWh, totalizando 120 lotes contratados.
De acordo com as informações da CCEE, os valores transacionados nesse leilão somam R$ 5,9 bilhões. A Light foi a maior compradora do certame com 10,2 milhões MWh de energia contratada. Os outros compradores foram a CPFL Paulista, CPFL Jaguari, Cemar e Celpa.
Fonte: Canal Energia
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.