CCEE reprocessa PLD horário de 2019 com versão estável do DESSEM

Liquidação financeira do mercado de curto prazo movimenta R$ 869 milhões
20 de maio de 2020
Mercado livre tem alta de 23% no número de consumidores no último ano
20 de maio de 2020
Mostrar tudo

Comprometida com a transparência e o trabalho de apoio aos agentes nos estudos do preço horário, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgou, nesta quarta-feira (13), os valores do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD em base horária, referentes ao período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, com a utilização de uma única versão do DESSEM (19.0.5).

O reprocessamento dos dados de 2019 com uma versão estável do modelo assegura mais de um ano de PLD sombra com as mesmas funcionalidades e parâmetros. A necessidade de rever os valores decorre das evoluções realizadas no DESSEM ao longo do projeto de implementação da metodologia. Desde o início das simulações, já houve 73 versões do modelo.

“Com o reprocessamento, que era uma demanda dos agentes, permitiremos uma análise mais assertiva e próxima do cenário atual de operação. A CCEE tem procurado fornecer o máximo de informações para auxiliar a adequação do mercado ao PLD horário”, destaca Talita Porto, vice-presidente da Câmara de Comercialização.

Para disponibilizar as informações, foi necessária uma série de rodadas dos modelos computacionais que calculam o preço. Confira abaixo como foi a operacionalização do reprocessamento.

Reprocessamento do PLD Horário

Fonte: CCEE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *