O mercado livre de energia fechou o mês de julho de 2021 com 9.463 consumidores, volume que representa um crescimento de 19% quando comparado com o fim do mesmo período de 2020. Os dados são do monitoramento periódico feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e mostram que o interesse na modalidade continua se expandindo.
O Ambiente de Contratação Livre – ACL permite a negociação direta entre geradores ou comercializadores e compradores de médio e grande porte, como indústrias e shoppings. Os consumidores são divididos entre livres, que são aqueles que podem escolher seu fornecedor sem restrições, e os especiais, com demanda entre 500 kW e 1,5 MW e direito à aquisição de energia gerada por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou fontes incentivadas, como eólica, solar e biomassa.
Na comparação com julho de 2020, a categoria livre saltou de 990 para 1.106 consumidores neste ano, alta de 11,7%. Enquanto isso, aqueles habilitados como especiais passaram de 6.957 para 8.357, avanço de 20,1%. Os agentes representavam, em julho, 24.738 unidades consumidoras, 30,2% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Além dos consumidores, também são agentes da CCEE 1.755 geradores de energia, entre os autoprodutores, os independentes e aqueles a título de serviço público. Integram ainda a Câmara de Comercialização 50 distribuidoras e 433 comercializadores. Ao todo, segundo o dado mais recente, a organização somava 11.701 associados ao final de julho. No mês, existiam 1.035 processos de adesão em andamento que devem ampliar esses números.
Destaque ainda para os 35 comercializadores da categoria varejista habilitados. Diferentemente das empresas de comercialização tradicionais, estas podem representar totalmente seus consumidores junto à CCEE, de forma que os seus clientes não precisam ser agentes da Câmara. Outras 19 empresas estão em processo de habilitação para poderem atuar nesse segmento.
Fonte: CCEE
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.