“Dia do perdão”: 351 projetos eólicos, solares e térmicos pedem adesão

Copel: caminho livre para privatização após aprovação de outorga de usinas pelo TCU
4 de agosto de 2023
Mercado de curto prazo do setor elétrico movimentou R$ 401,6 milhões em junho
18 de agosto de 2023
Mostrar tudo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recebeu 351 pedidos de adesão ao mecanismo da Resolução Normativa (REN) 1065/2023, conhecido como “dia do perdão da Aneel”. Os empreendimentos de eólica, solar e térmica somam 14,7 GW de capacidade instalada.

norma anistia projetos de energias renováveis que têm outorga de geração, assinaram Contratos de Uso do Sistema de Transmissão (CUST), mas nunca entraram em operação comercial. A resolução da Aneel permite que as outorgas sejam revogadas e os CUST rescindidos sem pagamento de multas.

REN 1065 prevê duas modalidades de pedidos: anistia e regularização. No primeiro caso, o agente tem a possibilidade de rescindir o CUST com menos ônus. A regularização permite, principalmente, ajustar o cronograma de implantação da usina.

Entre as 351 solicitações, foram 268 pedidos (11 GW) de anistia e 83 (3,7 GW) para regularização.

Maior parte é solar

“O resultado foi bem-sucedido indicando que os agentes entenderam que o mecanismo traz soluções aderentes para as questões necessárias para a evolução e crescimento do setor elétrico”, avalia Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. 

Os projetos estão distribuídos em 11 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul), sendo que os maiores volumes de pedidos foram registrados em Minas Gerais (4,3 GW) e na Bahia (2,3 GW).

Entre o total de solicitações, 72 (3,1 GW) foram referentes a empreendimentos de geração eólica, sendo 26 (1,2 GW) pela anistia e 46 pela regularização (1,9 GW). No caso da geração solar, foram 277 (11 GW) empreendimentos, distribuídos em 242 (9,8 GW) pela anistia e 35 (1,2 GW) pela regularização. O saldo remanescente é referente a pedidos de geração térmica (dois casos de regularização), representando 0,6 GW.

Fonte: epbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>