EPE vai apresentar estudo ao MME para novas hidrelétricas flexíveis

Seca e ondas de calor em 2023 custarão R$ 700 milhões a mais na conta de energia
15 de março de 2024
Encargos na conta de energia elétrica: instrumentos ou vilões de política pública?
28 de março de 2024
Mostrar tudo

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está trabalhando em um roadmap sobre os requisitos técnicos e regulatórios para o desenvolvimento de novos projetos de hidrelétricas flexíveis.

Segundo o presidente da estatal, Thiago Prado, o estudo deve ser apresentado ao Ministério de Minas e Energia (MME) ainda no primeiro semestre do ano.

“Não tem leilão, não tem desenho de mercado, então não tem projeto. Só que não tem projeto porque não tem desenho de mercado”, disse Prado durante o evento Agenda Setorial no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13/3).

Hidrelétricas flexíveis são usinas com níveis de águas diferentes, o que permite um maior controle da vazão e da energia gerada.

O executivo lembrou que o Brasil tem tido dificuldade de ampliar a capacidade hidrelétrica nos últimos anos devido às questões sociais e ambientais associadas ao desenvolvimento de grandes barragens.

“Ao mesmo tempo em que louvamos ter as hidrelétricas pela flexibilidade, pela possibilidade ,de atender a uma rampa [de demanda], pela carga de resposta rápida, também não temos conseguido agregar essa capacidade”, afirmou.

Fonte: epbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>