MME avança nas discussões dos temas prioritários sobre transição energética no G20

Energia solar cresce no Brasil em 2024 e ultrapassa 39 GW, afirma Absolar
1 de março de 2024
Governo pretende antecipar aportes da privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz, diz ministro
1 de março de 2024
Mostrar tudo

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta terça-feira (20/02), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a segunda parte da reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20. O foco do debate de hoje foram dois temas considerados prioritários para o governo brasileiro: o avanço do trabalho da dimensão social da transição energética e o mercado de combustíveis sustentáveis.

“O Brasil tem dado grandes exemplos de combate à pobreza energética. Essa é uma das prioridades que iremos trabalhar na transição energética com vistas a um processo justo e inclusivo”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A presidência brasileira do G20 é focada na visão de promover um mundo mais justo e um planeta mais sustentável. “O acesso à energia e a transição energética são fundamentais para o sucesso dessa visão”, acrescentou o coordenador do GT Transições Energéticas e secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Outro tema de destaque e sobre o qual o Brasil teve apoio dos 32 países e 24 instituições parceiras é a experiência e a liderança no tema dos biocombustíveis. “Temos muito a contribuir para o alcance desses objetivos. Que a gente possa ampliar a oferta de combustíveis sustentáveis para a transição energética, seja para o transporte terrestre, seja para o transporte marítimo, para a aviação e para a própria indústria”, pontuou Barral.

O GT tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

As próximas reuniões do GT Transições Energéticas serão presenciais e estão previstas para ocorrer em Brasília (DF), Belo Horizonte (BH) e Foz do Iguaçu (PR), nos meses de abril, maio e outubro, respectivamente. Também em Foz do Iguaçu, ocorrerá a reunião de ministros de energia do G20, consolidando os trabalhos do GT.

Fonte: gov.br

Os comentários estão encerrados.

//]]>