Petrobras aguarda marco regulatório para seguir com eólicas offshore

Light pede Recuperação Judicial
12 de maio de 2023
Comissão aprova projeto que proíbe bandeiras tarifárias no setor elétrico
26 de maio de 2023
Mostrar tudo

Petrobras vai aguardar a definição de um marco regulatório das eólicas offshore no Brasil para seguir com as análises técnicas e financeiras desses novos projetos.

Segundo o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, as análises na companhia ainda estão em estágio inicial.

O diretor reforçou que a prioridade da empresa será atuar em parceria com outras empresas na entrada em novas fontes de energia.

Há um acordo inicial com a Equinor para desenvolver até 14,5 GW de potência de geração eólica no offshore, por exemplo. São termos para estudo de investimentos conjuntos.

Segundo Tolmasquim, a estratégia está ligada ao compartilhamento de investimentos, experiências e riscos. “Quando se reduz a quantidade de capex comprometida em um projeto específico, é possível entrar em mais projetos”, afirmou.

Em vídeo apresentado aos acionistas, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reforçou a intenção de atuar em parcerias.

“Temos condições sólidas para seguir com o plano de diversificar investimentos e fortalecer a Petrobras como uma companhia de energia integrada, justa e longeva”, disse.

Regulação na Aneel em 2024

O governo Bolsonaro (PL) editou decretos e regulamentos para contratação das áreas offshore em 2022. Setores do governo chegaram a tentar tirar o primeiro leilão do papel, sem sucesso.

Na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o tema está programado para 2024Alessandro Cantarino, superintendente de Regulação dos Serviços de Geração, disse à epbr esta semana que a agência deve intensificar no ano que vem os trabalhos.

Segundo Cantarino, primeiro vai ser definida uma análise de impacto regulatório, seguido por uma consulta pública para que então a proposta de regulamentação seja submetida à diretoria da agência.

“Estamos neste momento no trabalho de aprendizado, conhecimento, pesquisa. Ao longo de 2024, devemos ter novidades”, disse.

Na Câmara, tramita o projeto de lei 576/2021, aprovado no Senado ano passado. É de autoria do atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ex-senador pelo Rio Grande do Norte.

Petrobras e TotalEnergies contam com primeiro leilão em 2024

Petrobras e a TotalEnergies esperam que o governo federal faça o primeiro leilão de áreas para geração de energia eólica offshore em 2024. A expectativa é compartilhada pelo IBP, que representa as produtoras de petróleo.

“Temos expectativa de um leilão no segundo semestre do ano que vem e estamos nos preparando para isso”, disse Fernanda Scoponi, gerente sênior responsável pelo desenvolvimento de negócios de energia eólica offshore da TotalEnergies no Brasil.

A expectativa foi compartilhada por Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do IBP, que participou com Scoponi durante evento da Câmara de Comércio Brasil-Texas, em Houston, nos Texas (EUA).

E pelo diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, em entrevista à epbr. Veja toda a cobertura da OTC 2023.

Fonte: epbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>