A TR Soluções, empresa especializada em tarifas de energia elétrica, projeta que as contas de energia elétrica terão reajuste médio de 6,52% em 2023. A companhia levou em conta as 51 empresas do segmento no País.
De acordo com o levantamento, apresentado em grupo de trabalho de energia da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), metade das companhias deve ter um reajuste que varia de redução a aumento de 4,5%. Para outras 15, a alta deve variar de 4,8% a 11,7%. Outras sete devem ter reajuste acima de 13,8%.
O diretor de Regulação da TR Soluções, Helder Sousa, informou que 95% do mercado deve perceber a tarifa variando entre -3% e 16% e citou, entre as razões para o aumento, a descotização das usinas da Eletrobras, por conta da privatização da companhia. Com a saída gradual das usinas no regime de cotas, o preço tende a subir, explicou.
O especialista ponderou que a empresa terá o desafio de vender esta energia num cenário de baixos preços de energia no mercado e lembrou que o repasse que a empresa faz à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) justamente por conta da capitalização foi pensado para amenizar este efeito.
Fonte: Broadcast