Grupo busca oferecer energia limpa para todos os brasileiros, dos lares às grandes empresas, independente do porte do cliente e do seu nível de tensão.
O Grupo Electra está pronto para contribuir com a ampliação da abertura do mercado livre de energia do país, com a oferta de soluções sob medida para os diferentes tipos de clientes sem abrir mão da segurança, competitividade e baixo impacto ambiental que têm marcado sua trajetória de mais de duas décadas de operação.
Nos próximos dias, o Ministério de Minas e Energia encaminha proposta de reforma setorial para avaliação do Congresso Nacional garantindo o direito à livre escolha do fornecedor de energia para todos os brasileiros a partir de 2028. Com isso, os consumidores deixam a condição passiva de pagadores de contas e assumem o protagonismo na contratação de energia.
Além de estar preparada para oferecer energia para a baixa tensão no mercado livre, a Electra já está antecipando opções de soluções para esses consumidores, por meio de participação na Electra Enliv. Trata-se de uma plataforma de negociação de energia limpa voltada a residências e pequenos comércios que lhes garante acesso à energia de fonte renovável a custos inferiores aos das tarifas praticadas pelas distribuidoras.
O grupo também segue seu propósito de se destacar entre as maiores e melhores comercializadoras de energia do país. Neste ano, a perspectiva da Electra Energy é expandir em cerca de 20% o volume negociado, atingindo 1,5 GW médios. Para tanto, a ideia é focar em contratos de médio e longo prazo com novos clientes e contratos no ambiente regulado, com permissionárias de distribuição.
Além disso, o grupo vem se dedicando cada vez mais à geração. No final de 2024, adquiriu 11 pequenas hidrelétricas da Copel que somam 96,2 MW de capacidade instalada, ampliando seu potencial de geração hidrelétrica para 164 MW, dividido em 24 usinas. Por ora, está incorporando os ativos, concentrados na subsidiária Electra Hydra, mas, ao mesmo tempo, segue avaliando novas oportunidades de aquisições e a possibilidade de participação no Leilão de Energia Nova para PCHs.
Quanto à autoprodução, está trabalhando na implantação do parque solar Irecê (161 MWp), contratado pela Acelen e desenvolvido pela subsidiária Electra Illian Energias Renováveis. Além disso, pretende expandir o desenvolvimento de projetos do tipo: são mais 509 MWp de solar e 122 MW de eólica cujos contratos de compra e venda estão em negociação com potenciais clientes.
Sobre o Grupo Electra
Com 23 anos de atividades, o Grupo Electra atua nas áreas de geração e comercialização de energia e é referência em soluções inteligentes de energia para grandes negócios. Sua subsidiária Electra Energy, umas das comercializadoras mais tradicionais do mercado, foi responsável pela negociação de mais de 100 TWh desde 2001, sempre atuando com transparência e solidez. Com sede em Curitiba (PR), filial em São Paulo (SP) e operações em todo o país, o grupo também conta com a Electra Hydra e a Electra Illian Energias Renováveis, responsáveis pelos investimentos, desenvolvimento e implantação dos projetos de geração de energia do grupo, além de participação na Electra Enliv, de soluções para clientes de baixa tensão.