Comissão de Infraestrutura do Senado aprova indicados para diretoria da Aneel

Uso de energia renovável nas residências brasileiras foi de 71,8% em 2024
15/08/2025
Nos primeiros meses de operação, modelo simplificado já impulsionou 234 migrações de consumidores
29/08/2025
Show all

Após sabatinas realizadas na terça-feira (19/8), a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou as indicações de Gentil Nogueira e Willamy Frota para assumir o cargo de diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No mesmo dia, as indicações foram submetidas ao plenário do Senado e aprovadas.

As sabatinas foram conduzidas pelo senador Marcos Rogério (PL/RO), presidente da Comissão. Participaram os senadores Otto Alencar (PSD/BA), Jaime Campos ( União Brasil/ MT), Eduardo Gomes (PL/TO), Angelo Coronel(PSD/BA), Laércio Oliveira (PP/SE), Espiridião Amin ( PP/SC), Chico Rodrigues (PSB/RR) e Fernando Farias (MDB/AL) e o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ).

Willamy Frota é Engenheiro Eletricista com experiência no setor elétrico. Foi presidente da Amazonas Energia, distribuidora de energia do Estado, e diretor da Eletronorte. Ele também atuou como chefe de gabinete no Ministério de Minas e Energia (MME). Frota entra na vaga do ex-diretor Hélvio Guerra, cujo mandato teve término em maio de 2024.

Gentil Nogueira é o atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME). Engenheiro mecânico com ênfase em produção, ele possui especialização em direito regulatório da energia e análise de impacto regulatório. Nogueira teve passagem anterior pela própria ANEEL onde foi superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração. Vai ocupar a vaga do diretor Ricardo Tilli, que deixou o cargo em 24 de maio último.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa e os diretores da Agência Fernando Mosna, e Daniel Danna e Ivo Nazareno, além de lideranças e autoridades do setor elétrico , estiveram presentes na Comissão de Infraestrutura, acompanhando as sabatinas dos novos diretores.

Também participaram da sessão os ex-diretores da ANEEL, José Mário Abdo, André Pepitone e Hélvio Guerra.

Fonte: gov.br

Comments are closed.

×
//]]>