ANEEL determina reforço nos planos de contingência em SP e RJ diante de alerta de eventos climáticos severos

Brasil precisa de 5,3 mil km de novas linhas de transmissão até 2030, segundo ONS
19 de December de 2025
ONS faz balanço favorável da gestão do Sistema Interligado Nacional em 2025
9 de January de 2026
Show all

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) emitiu, nesta terça-feira (16), um comunicado às distribuidoras de energia elétrica que atuam nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, determinando o reforço nos planos de contingência para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante os próximos dias. A medida ocorre em função de alerta de eventos climáticos severos emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para hoje e os próximos dias na região, que pode provocar desligamentos em diversas unidades consumidoras.

Os planos devem contemplar mobilização adicional de equipes treinadas e capacitadas para atuar na recomposição do sistema de distribuição em caso de falhas, além de procedimentos de interlocução com órgãos públicos (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros) e autoridades locais.

A ANEEL reforçou que essas empresas encaminhem informações preliminares de ocorrências relevantes nos sistemas de distribuição de energia elétrica.

A solicitação tem caráter preventivo, mas a Agência alerta que o descumprimento das orientações poderá resultar em processos de fiscalização e aplicação de sanções previstas na Resolução Normativa nº 846/2019.

Fonte: gov.br

Comments are closed.

×
//]]>