Consumo no mercado livre de energia cresce 15% em 12 meses e supera 32 mil MW médios

ONS: previsões indicam estabilidade nos percentuais de afluência em abril
22 de April de 2025
Novas fontes renováveis serão mais da metade da matriz elétrica brasileira em menos de quatro anos, prevê ONS
9 de May de 2025
Show all

O consumo no mercado livre de energia elétrica no Brasil superou pela primeira vez a marca de 30.000 MW médios e, em fevereiro de 2025, alcançou 32.165 MW médios, um aumento de 15% no período acumulado de 12 meses. No país, o consumo total de energia elétrica aumentou 6% no mesmo período. Os dados de consumo referem-se à carga total do sistema elétrico, que considera as perdas.

O aumento ocorre em um contexto de crescimento da atividade no mercado livre de energia, que ganhou 27.905 novas unidades consumidoras, um crescimento de 67% em 12 meses. Agora, há 69.861 unidades consumidoras no mercado livre de energia.

Os números fazem parte da última edição do Boletim da Energia Livre, publicação da Abraceel que mostra o panorama mensal do mercado livre de energia no Brasil, elaborado com base nos indicadores mais recentes divulgados por diversas instituições e consultorias. Além do novo projeto visual, o boletim traz novos indicadores, a exemplo da quantidade de unidades consumidoras varejistas, buscando refletir a atual configuração desse ambiente de contratação, que vive fase de expansão.

Confira outros destaques do Boletim da Energia Livre:

– O mercado varejista de energia, composto principalmente por consumidores de menor porte, somou em fevereiro 27.391 unidades consumidores de energia nessa modalidade, um aumento de 407% em 12 meses.

– Em fevereiro de 2025, 93% do consumo industrial e 43% do consumo comercial de energia elétrica foi atendido pelo mercado livre.

– Usinas solares centralizadas destinaram 86% da geração para consumidores livres de energia, patamar inédito na história.

– No mercado livre, 56,1% da energia consumida está em contratos com até quatro anos de duração.

Fonte: Abraceel

Comments are closed.

×
//]]>