Mercado livre contava com 8.105 consumidores ao final de agosto

ANEEL abre consulta sobre futura norma de repactuação do risco hidrológico
25 de September de 2020
Queremos adaptar as boas práticas do mercado financeiro, afirma CCEE
9 de October de 2020
Show all

O mercado livre de energia chegou ao final de agosto com 8.105 consumidores livres e especiais habilitados junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O volume é 14,9% maior do que o registrado ao final de 2019. Nos oito primeiros meses do ano, a média mensal de adesões ao Ambiente de Contratação Livre – ACL foi de 148 agentes das categorias de consumo, o maior valor desde 2016.

O resultado é reflexo principalmente do crescimento de 16% no número de consumidores especiais. O volume de consumidores livres, por sua vez, cresceu cerca de 8%. Os cálculos já descontam os agentes desligados no período.

Somente em agosto, o número de processos em andamento para adesão ao mercado livre cresceu 46% na comparação com o mesmo período do ano passado. No mês, foram registrados 1.055 processos de migração, sendo a maior parte de consumidores especiais.

Made with Flourish

Raio-X das migrações

Além dos consumidores, são agentes da CCEE as geradoras, distribuidoras, autoprodutoras e comercializadoras. De janeiro a agosto, 1.356 novos associados aderiram à organização, sendo 1.104 consumidores especiais e 82 livres, além de 45 novas comercializadoras e 120 produtoras independentes de energia. Quatro autoprodutores e um gerador a título de serviço público também estão nesta lista.

Do total de consumidores que aderiram ao mercado livre em agosto, 139 possuem carga de até 1 MW. Outros 18 possuem carga entre 1 MW e 1,99 MW e cinco têm carga superior a 2 MW. O ramo de Serviços foi o que registrou o maior percentual de adesões.

Ao final do mês, eram 25 os comercializadores varejistas habilitados para atuação. Outras 25 solicitações estão sob análise.

Fonte: CCEE

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *

× Quer economizar?
//]]>